Evento será um dos maiores da história da FENAJ

204

Realizado de dois em dois anos desde a década de 40, o Congresso Nacional dos Jornalistas promete ser o maior de todos os tempos na sua 32ª edição, marcada para o período de 5 a 8 de julho, em Ouro Preto (MG). Além da conferência “Mídia e Poder”, com a filósofa Marilena Chauí, que abre o evento, da homenagem ao jornalista Daniel Herz e das entrevistas coletivas com os candidatos à presidência da República, oficinas e grupos temáticos vêm atraindo a atenção dos interessados em participar. Antecedendo o evento, no dia 5, haverá o IV Encontro Nacional de Jornalistas de Imagem.

A expectativa dos organizadores de contar com aproximadamente 500 participantes pode ser superada. Faltando 23 dias para o início do Congresso já foram registradas 417 inscrições. Mas, como bons mineiros, os integrantes da Comissão Organizadora frisam que “muitas delas ainda precisam ser confirmadas”. Nos sites www.jornalistasdeminas.org.br ewww.fenaj.org.br estão disponíveis links de acesso à página do congresso, que contem toda a programação. Na página foi acrescentado um novo espaço chamado “Inscrições”, para facilitar ainda mais as consultas sobre modalidades de inscrições e hospedagem.

Com o tema central “Liberdade de Imprensa e Democratização da Comunicação”, o 32º Congresso dos Jornalistas será aberto oficialmente dia 5 de julho, a partir das 20h, com a conferência “Mídia e Poder”, a ser proferida pela filósofa Marilena Chauí, professora da USP.

Todos os dias, no período da tarde, serão realizadas as plenárias, que são espaços destinados à votação de propostas pelos delegados. Simultaneamente, a comissão organizadora preparou, para os demais congressistas, jornalistas e estudantes, grupos temáticos e oficinas.

Um dos itens da programação que vem atraindo grande interesse é a oficina “Assessoria de Comunicação”, oferecida pelo Confea , com o objetivo de apresentar fontes na área do desenvolvimento tecnológico, meio ambiente e planejamento urbano. A procura é tão intensa que os organizadores decidiram alterar a programação, realizando tal oficina duas vezes. “A programação foi elaborada com uma flexibilidade que nos permite adaptar determinados espaços à procura dos interessados em participar”, explica.

Encontro Nacional dos Jornalistas de Imagem
Repórteres fotográficos, cinematográficos, diagramadores e ilustradores terão seu IV Encontro Nacional de Jornalistas de Imagem (ENJI) antes da abertura do 32º Congresso Nacional dos Jornalistas, no dia 5 de julho. Entre outros temas, discutirão a organização do segmento, a formação acadêmica, novas tecnologias e as propostas que apresentarão no Congresso.