Jornalistas vão atualizar seu código de ética e querem a opinião da sociedade

682

consulta2A Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ) disponibilizou em seu site um sistema de consulta pública para recolher contribuições que possam aprimorar o atual Código de Ética dos Jornalistas Brasileiros. A decisão de abrir o debate com a sociedade é uma das principais deliberações do 32º Congresso Nacional dos Jornalistas, realizado em julho de 2006 em Ouro Preto. As propostas de alterações serão apreciadas em congresso extraordinário da categoria a realizar-se em 2007.

O debate em torno da revisão do atual Código de Ética ganhou destaque quando a FENAJ reuniu os 31 Sindicatos da categoria, profisisonais, professores, estudantes de jornalismo e especialistas na área no 1º Seminário Nacional de Ética no Jornalismo, organizado pelo Sindicato dos Jornalistas de Londrina, em março de 2006. O evento deixou evidente a necessidade de atualização do Código, cujo texto em vigor data de 1985.

Através do sistema de consulta pública, qualquer cidadão pode enviar sua sugestão de modificação no Código. As contribuições da sociedade e também dos sindicatos da categoria, que terão novo prazo para realizar seminários sobre o tema, serão recolhidas, analisadas e sistematizadas por uma comissão eleita durante o Congresso de Ouro Preto. A Comissão é composta pelo professor Francisco Karam (UFSC), Carmem Pereira, representante do Fórum Nacional de Professores de Jornalismo (FNPJ), José Hipólito, representante da Comissão Nacional de Ética, Antônio Carlos Queiroz, representante do Sindicato dos Jornalistas do Distrito Federal, Carmen Silva, representante da diretoria da FENAJ e Joseti Marques, representante da Associação Brasileira de Imprensa (ABI). O trabalho da comissão será avaliado pelos Sindicatos dos Jornalistas e apresentado no Congresso Extraordinário da categoria, que será realizado de 3 a 5 de agosto de 2007, em Vitória (ES).

Inspirada em uma história de mais de 60 anos de defesa da democracia, com esta consulta, a FENAJ – primeira federação brasileira a realizar eleições diretas para a escolha da diretoria – inova mais uma vez, e abre um canal para a participação da sociedade na definição dos princípios, direitos e deveres éticos dos jornalistas brasileiros. Participe, dê a sua opinião, e contribua para a construção de um jornalismo cada vez mais qualificado, responsável e, sobretudo, ético. Clique aqui e dê sua sugestão.

SC realiza o primeiro seminário estadual e Ceará promove debate no EEJAC
A FENAJ está estimulando os Sindicatos a promoverem seminários e debates para mobilizar o maior número de jornalistas e demais segmentos da sociedade a participarem da consulta pública. O Sindicato dos Jornalistas de Santa Catarina já atendeu à convocação e realiza, nesta segunda-feira (27/11), um seminário estadual para discutir a atualização do código de ética da categoria. A atividade é às 19 horas, no auditório da Fecesc (Av. Mauro Ramos, 1624 – prédio do SJSC). Participam como debatedores o presidente da FENAJ, Sérgio Murillo de Andrade, o presidente da Comissão Nacional de Ética, Luiz Spada, o professor e integrante da Comissão de Revisão do Código de Ética dos Jornalistas, Francisco Karam, o presidente da Associação Catarinense de Imprensa, Moacir Pereira e o Celso Martins, integrante da Comissão Estadual de Ética.
No Ceará, o debate sobre a atualização do Código de Ética está programado para acontecer durante o VII Encontro Estadual de Jornalistas em Assessoria de Comunicação, nos próximos dias 1 e 2 de dezembro. A atividade também contará com a presença dos presidentes da FENAJ e da Comissão Nacional de Ética.