Luta por Conferência Nacional de Comunicação será intensificada

355

Reunida em Brasília no dia 15 de outubro, a Comissão de Mobilização por uma Conferência Nacional e Democrática de Comunicação definiu os próximos encaminhamentos do movimento. Contatos com o governo e o Congresso Nacional, recursos para assegurar a realização de uma conferência que possa interagir com os poderes executivo, legislativo e judiciário na construção da política nacional de comunicação, bem como a articulação do movimento nos estados concentrarão as ações no próximo período.

Para os próximos dias o objetivo é agendar audiências com a ministra da Casa Civil, Dilma Roussef, e com o presidente da Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática da Câmara dos Deputados, o deputado Júlio Semeghini (PSDB/SP). O movimento pretende, também, articular a constituição de uma Frente Parlamentar Pró-Democratização das Comunicações.

Já existem articulações com parlamentares visando a proposição de emendas no Orçamento Federal para 2008 que garantam a realização de conferências regionais e da Nacional. A idéia é que a Conferência Nacional de Comunicação seja precedida ao menos de conferências envolvendo segmentos sociais das regiões Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul do país.

Construir Comissões Estaduais e elaborar uma proposta inicial de regimento da Conferência contendo seus objetivos e finalidades, realização, temário, organização e funcionamento, participantes, recursos financeiros, entre outros são, também, objetivos a serem alcançados a curto prazo. Mais informações sobre o movimento estão disponíveis no site www.proconferencia.com.br.