Sociedade será ouvida no debate sobre diretrizes curriculares de Jornalismo

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A área acadêmica será a primeira a ser ouvida pela Comissão de Especialistas do Ministério da Educação (MEC) sobre a revisão das diretrizes curriculares dos cursos de Jornalismo. A primeira audiência pública está agendada para o dia 20 de março, no Rio de Janeiro. Já no processo de consulta pública, contribuições serão recebidas até o dia 30 de março. Este será um dos temas em debate no 12º Encontro Nacional de Professores de Jornalismo. Instalada em fevereiro, a Comissão terá 180 dias para revisar as diretrizes curriculares e apresentar um parecer ao Conselho Nacional de Educação.

Já na reunião de instalação, realizada dia 19 de fevereiro, a Comissão, presidida pelo professor José Marques de Melo, decidiu abrir dois espaços de participação da sociedade neste debate. O primeiro é o processo de Consulta Pública, através do qual qualquer pessoa interessada opinar sobre o perfil desejável do profissional do jornalismo e as principais competências a serem adquiridas durante a graduação, enviando contribuições pelo e-mail consulta.jornalismo@mec.gov.br.

O segundo espaço de participação da sociedade na revisão das diretrizes curriculares dos cursos de Jornalismo são as três audiências públicas programadas, cada qual com o objetivo de ouvir um público específico. Na audiência marcada para 20 de janeiro, no Rio de Janeiro, serão ouvidos integrantes da área acadêmica. A segunda está agendada para Pernambuco, em 24 de abril, envolvendo representações das entidades de classe, associações e jornalistas profissionais que estejam no mercado de trabalho. E na terceira, marcada para o dia 18 de maio, em São Paulo, participarão organizações não-governamentais, segmentos da sociedade civil e movimentos sociais

Devido ao grande interesse em torno do tema, ele terá um espaço privilegiado de discussão no 12º Encontro Nacional de Professores de Jornalismo, que acontece em Belo Horizonte de 17 a 19 de abril e terá como tema geral “O ensino do jornalismo nas universidades: impactos na prática profissional e conquistas para a sociedade”. A conferência de abertura do evento terá como tema “O ensino de jornalismo no Brasil e as diretrizes curriculares: idas e vindas de um processo de consolidação do jornalismo como campo acadêmico” e será proferida pelo jornalista, professor e doutor em comunicação Alfredo Vizeu (UFPE), membro Comissão de Especialistas do MEC. Também na programação do 12º ENPJ está agendado o III Encontro Nacional de Coordenadores de Curso de Jornalismo, onde a revisão das diretrizes curriculares também estará em foco.

As diretrizes curriculares orientam as instituições de ensino superior para a formulação do projeto pedagógico de um curso de graduação e são estabelecidas pelo Conselho Nacional de Educação (CNE). Uma das propostas em debate é retirar os cursos de jornalismo do tronco comum dos cursos de Comunicação Social, propiciando a criação de um currículo próprio, que dê conta da formação profissional considerando a função social e a especificidade do Jornalismo, com capacitação na área de humanidades, bem como na formação teórica, técnica e ética do profissional.